NOTÍCIAS

Foto: Reprodução // Internet
Desde sua estreia, Rita Lee gravou mais de 20 discos, e um álbum gravado em 1973 intitulado como "Cilibrinas do Éden", qu deveria ter se tornado o primeiro LP depois de sua saída dos Mutantes, pode ser ouvido na íntegra. Apesar de gravado e com mixagem pronta, o LP acabou sendo engavetado.
As Cilibrinas eram Rita e a guitarrista Lúcia Turnbull e começaram com a ideia de fazer uma música acústica baseada no som dos violões. O projeto foi abandonado depois da única apresentação das duas, dentro do festival Phono 73, em um show que Rita Lee considerou "uma droga". A falecida viu que o caminho seria chamar mais músicos e cair de vez nos braços do rock and roll. Foi a partir daí que, entraram o guitarrista Luis Carlini, o baixista Lee Marcucci e o baterista Emilson Colantoni.

Foto: Internet
Foi essa formação que gravou o álbum das Cilibrinas, que tinha dez faixas. Delas, uma se tornaria um dos grandes sucessos da carreira de Rita, "Mamãe Natureza", quando foi regravada para o próximo LP da cantora, o clássico "Atrás da Porta Tem Uma Cidade" - o diretor da gravadora André Midani defendia que ela se tornasse uma artista solo e não integrante de uma banda - e no final, ele estava certo.

Foto: Internet
Lee usaria ideias de composições presentes no LP não lançado em faixas futuras e duas de suas músicas chegaram a aparecer em uma coletânea chamada "O Melhor de Ritta Lee" (com dois Ts).
O disco perdido começou a circular anos depois entre fãs colecionadores, primeiro em K7, em seguida, já estava disponível na web, em MP3 e teve até uma edição pirata em vinil. No inicio do século XXI, o projeto quase ganhou uma versão oficial, mas sem acordo entre as partes, o relançamento acabou sendo engavetado.
No entanto, uma coisa é fato: o material está disponível na íntegra há quase uma década e você pode ouvir abaixo!
POR: Tamiris Felix
+LEIA TAMBÉM: Morre Rita Lee, rainha do rock brasileiro, aos 75 anos