NOTÍCIAS
Foto: Divulgação
A Recording Academy divulgou sua atualização nas regras para incluir uma seção sobre IA (Inteligência Artificial) para o Grammy Awards 2024.
De acordo com a Music Business Worldwide, um trabalho que não conter autoria humana não será elegível em nenhuma categoria para o prêmio. As diretrizes da Academia cita que “apenas criadores humanos podem ser enviados para consideração, indicados ou ganhar um prêmio Grammy”.
A Recording Academy ainda apontou que um trabalho que apresenta elementos de material IA é elegível nas categorias aplicáveis, embora o componente de autoria humana do trabalho enviado “deva ser significativo”.
“O Prêmio Grammy reconhece a excelência criativa. Somente criadores humanos são elegíveis para serem considerados, indicados ou ganhar um prêmio Grammy", diz a diretriz.
Foto: Divulgação
LEIA NA ÍNTEGRA
“Um trabalho que não contém autoria humana não é elegível em nenhuma categoria. Um trabalho que apresenta elementos de material de IA (ou seja, material gerado pelo uso de tecnologia de inteligência artificial) é elegível nas categorias aplicáveis; entretanto:(1) o componente de autoria humana do trabalho submetido deve ser significativo e mais do que de minimis;(2) tal componente de autoria humana deve ser relevante para a Categoria em que tal trabalho é inscrito (por exemplo, se o trabalho for enviado em uma Categoria de composição, deve haver autoria humana significativa e mais do que de minimis em relação à música e/ ou letras; se o trabalho for submetido em uma categoria de performance, deve haver autoria humana significativa e mais do que de minimis em relação à performance);(3) o(s) autor(es) de qualquer IA o material incorporado ao trabalho não é elegível para ser indicado ou ganhador do Grammy no que diz respeito à sua contribuição para a parte do trabalho que consiste em tal material de IA. De minimis é definido como falta de significado ou importância; tão insignificante a ponto de merecer desconsideração”.
POR: Tamiris Felix
+LEIA TAMBÉM: Shakira ganha exposição no Museu do Grammy