Carregando
Instagram
Twitter
Facebook
YouTube
TikTok
Spotify
Faça o download do nosso aplicativo!
Tocar Parar Volume Mais Volume Menos
Carregando...
Carregando...
AO VIVO:
PRÓXIMO:

NOTÍCIAS




Mickey e Minnie originais entram em domínio público

Os direitos autorais do curta em preto e branco "Steamboat Willie", de 1928, que apresentou ao público o personagem, expiraram após 95 anos, no primeiro dia de 2024


02/01/2024

Divulgação // Walt Disney Company


Após quase um século de proteção de direitos autorais, uma das versões do Mickey Mouse entrou em domínio público pela primeira vez. 

Por muito tempo, a imagem do Mickey Mouse foi associada a marca Walt Disney Company, mas agora em 2024, os direitos autorais da Disney sobre “O Vapor Willie” e a versão sem som de Plane Crazy — feitos em 1928 — expirou. Isso significa que o primeiro curta-metragem de Walt Disney com Mickey Mouse estará disponível para uso público.

Agora, qualquer pessoa poderá copiar, compartilhar, reutilizar e adaptar "Steamboat Willie" e "Plane Crazy" (outra animação da Disney de 1928) e as primeiras versões dos personagens que aparecem nelas, como Mickey e Minnie. 

Uma advertência importante é que as versões mais novas dos personagens, como as do filme 'Fantasia', de 1940, não estão sob domínio público, Sendo assim, não podem ser usadas ou copiadas sem o aval do jurídico da Disney.

Em uma declaração à AFP, a Disney afirmou que "continuará protegendo (seus) direitos sobre as versões mais modernas do Mickey Mouse e de outras obras que ainda estão sujeitas a direitos autorais".

Não se pode negar que a versão de Mickey em "Steamboat Willie" é, de fato, uma criatura que muitos espectadores jovens não reconheceriam.

"O que é de domínio público é uma espécie de bichinho branco e preto horrível", disse o professor da Faculdade de Direito da Loyola, Justin Hughes.



MICKEY MOUSE VIRA ASSASSINO NO SLASHER 'MICHEY'S MOUSE TRAP'


A primeira versão do Mickey Mouse mal caiu em domínio público e já teve o primeiro teaser do slasher  Mickey’s Mouse Trap (Ratoeira do Mickey, em tradução livre) revelado.



Divulgação


No filme, o amado personagem da Disney é um assassino implacável que decide interromper  as surpresas do aniversário de 21 anos da protagonista Alex propondo um jogo cruel. Vestido como o Mickey do curta Steamboat Willie, de 1928, o vilão transformará o que era para ser uma divertida visita a um arcade em um pesadelo para ela e seus amigos.

Mickey’s Mouse Trap é descrito como uma comédia de terror, e teve roteiro de Simon Phillips. Por enquanto, a data de estreia não foi divulgada.  



POR: Tamiris Felix


Série do ursinho Ted ganha trailer, pôster e data de estreia
"Sangue e Mel": Filme de terror que traz Ursinho Pooh como serial killer ganha novo trailer