Carregando
Instagram
Twitter
Facebook
YouTube
TikTok
Spotify
Faça o download do nosso aplicativo!
Apple Store Play Store
Tocar Parar Volume Mais Volume Menos
Carregando...
Carregando...
AO VIVO:
PRÓXIMO:

NOTÍCIAS




Com novo Papa americano, hit "Pa-panamericano" volta a viralizar e ganha novo sentido nas redes

Eleito nesta quinta (8), cardeal Robert Prevost inspira onda de memes com a música "We No Speak Americano", sucesso das pistas em 2010


09/05/2025

Yolanda Be Cool We do hit 'We No Speak Americano' — Divulgação


A escolha do cardeal norte-americano Robert Prevost como novo Papa da Igreja Católica, anunciada na última quinta-feira (8), teve repercussão imediata nas redes sociais — e não apenas nos círculos religiosos. O nome do novo pontífice despertou uma onda de humor na internet, levando o hit “We No Speak Americano”, também conhecido como “Pa-panamericano”, de volta ao centro da cultura pop.


Papa Leão XIV faz primeira aparição pública no Vaticano — Yara Nardi // Reuters


A faixa dançante de 2010, assinada pela dupla australiana Yolanda Be Cool e o produtor DCUP, reapareceu como trilha de montagens e vídeos brincando com a sonoridade do refrão “pa-panamericano”, agora associada à inédita ascensão de um Papa dos Estados Unidos. O fenômeno de viralização é mais um capítulo inusitado na trajetória da música que já atravessou gerações e formatos.


O hit, construído a partir do clássico italiano “Tu vuò fà l’americano”, de Renato Carosone (1956), foi lançado inicialmente no circuito underground de clubes, mas conquistou as rádios e paradas pelo mundo, chegando até a ser usado em filmes como O Talentoso Mr. Ripley (1999) e Começou em Nápoles (1960), com Sofia Loren.


Os próprios criadores da faixa, Andrew Stanley e Matthew Handley, da dupla Yolanda Be Cool, já disseram que nunca imaginaram esse tipo de repercussão. “A ideia sempre foi fazer música divertida de um jeito cool, não boba demais, mas leve”, contou Matthew ao g1. A inspiração veio da pista de dança, e o sucesso nas rádios foi apenas consequência.


Agora, 14 anos depois, a música volta à tona em um contexto totalmente diferente. Em tempos de redes sociais, até a escolha de um novo Papa pode ter uma trilha sonora inesperada. 



POR: Tamiris Felix