NOTÍCIAS

Shakira — Reprodução // Redes Sociais @shakira
Em um mercado ainda majoritariamente dominado por homens, duas mulheres provaram sua força nos palcos mundiais. A Billboard divulgou nesta semana o ranking de meio de ano com as turnês mais lucrativas entre outubro de 2024 e março de 2025 — e Shakira se destacou em grande estilo.
A diva colombiana garantiu o 2º lugar da lista com a turnê Las Mujeres Ya No Lloran, que teve estreia mundial no Rio de Janeiro, em fevereiro. Foram 130 milhões de dólares faturados e 1 milhão de ingressos vendidos em apenas 21 shows pela América Latina.
O único nome à frente de Shakira foi o Coldplay, com sua Music of the Spheres Tour. A banda britânica arrecadou 142,1 milhões de dólares com 1,2 milhão de ingressos vendidos em 20 apresentações por Oceania, Emirados Árabes e Índia.
Além de Shakira, a única outra mulher no Top 10 é P!NK, que ocupa a 9ª posição com a Summer Carnival Tour. A americana somou 75,9 milhões de dólares em bilheteria e vendeu 436 mil ingressos em 18 shows nos Estados Unidos.
O restante do ranking é liderado por nomes como SEVENTEEN (único representante do k-pop, em 3º), Paul McCartney, Bruno Mars, Usher, Luke Combs e Justin Timberlake.
Apesar dos números expressivos, a receita total das dez maiores turnês caiu: foram 1 bilhão de dólares no primeiro semestre de 2025, contra 1,4 bilhão no mesmo período de 2024 — uma queda de mais de 28%.
Entre as 50 maiores turnês, a retração também foi notável: 2,5 bilhões de dólares em 2025, ante 3,2 bilhões no ano anterior.
Em meio a essa desaceleração, a presença de Shakira entre os líderes do entretenimento ao vivo reforça seu status como um verdadeiro fenômeno global — e como uma das poucas mulheres a dominar o topo de uma indústria que ainda tem muito a evoluir em termos de equidade.
POR: Tamiris Felix
Alejandro Sanz e Shakira se reencontram em "Bésame" após 20 anos
Hit fake, sucesso real: música feita por IA com vozes de Anitta e Shakira viraliza e engana até rádio brasileira