Carregando
Instagram
Twitter
Facebook
YouTube
TikTok
Spotify
Faça o download do nosso aplicativo!
Apple Store Play Store
Tocar Parar Volume Mais Volume Menos
Carregando...
Carregando...
AO VIVO:
PRÓXIMO:

NOTÍCIAS




'Cidade de Deus' é eleito um dos 15 melhores filmes do século pelo New York Times

Produção brasileira é a única da América Latina a integrar a seleta lista feita com votos de 500 grandes nomes de Hollywood


27/06/2025

Reprodução // Cidade de Deus


Mais de 20 anos após seu lançamento, Cidade de Deus segue colhendo reconhecimento internacional. O aclamado filme brasileiro, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, conquistou a 15ª posição na lista dos 100 melhores filmes do século 21 elaborada pelo The New York Times.


A seleção foi feita com base na votação de 500 personalidades da indústria cinematográfica — incluindo atores, diretores, produtores e outros nomes de peso de Hollywood. Cada votante listou seus 10 filmes favoritos desde o ano 2000, e a partir disso foi criado um ranking por pontos.


Lançado em 2002 e indicado a quatro categorias no Oscar 2004, Cidade de Deus é a única produção brasileira — e latino-americana — a figurar na lista.


Entre os votantes que destacaram o longa está o ator Chiwetel Ejiofor, de 12 Anos de Escravidão, que elogiou o realismo da produção:


"Na primeira vez que assisti, você sente o calor, sente o suor nas costas, sente a pressão, sente as ruas. São poucos os filmes que te colocam no meio de um ambiente com tanta precisão."


A lista ainda destaca produções recentes como Anatomia de uma Queda (2024), em 26º lugar, e Oppenheimer (2023), em 65º.


O Top 10 da seleção ficou assim:

1. Parasita (2019)
2. Cidade dos Sonhos (2001)
3. Sangue Negro (2007)
4. Amor à Flor da Pele (2000)
5. Moonlight (2016)
6. Onde os Fracos não tem Vez (2007)
7. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)
8. Corra! (2017)
9. A Viagem de Chihiro (2002)
10. A Rede Social (2010)

O feito consolida ainda mais o legado de Cidade de Deus como uma das obras cinematográficas mais impactantes do século — e um orgulho para o cinema brasileiro.


POR: Tamiris Felix