Carregando
Instagram
Twitter
Facebook
YouTube
TikTok
Spotify
Faça o download do nosso aplicativo!
Apple Store Play Store
Tocar Parar Volume Mais Volume Menos
Carregando...
Carregando...
AO VIVO:
PRÓXIMO:

NOTÍCIAS




OMS aprova uso emergencial da vacina de Oxford

Autorização é válida para as duas vacinas: uma produzida pela "AstraZeneca", na Coreia do Sul, e a outra pelo "Instituto Serum", na Índia


15/02/2021

CORONAVÍRUS

#EnergiaNews


(Crédito: JOEL SAGET / AFP / JC)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou nesta segunda-feira (15) o uso emergencial da vacina AstraZeneca/Oxford contra a COVID-19, abrindo um novo caminho para a distribuição de milhões de doses para países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Duas versões do imunizante entraram na lista para o uso emergencial da entidade: a produzida pela AstraZeneca-SKBio, na Coreia do Sul, e a outra pelo Instituto Serum, na Índia.

Com essas introduções, as vacinas poderão ser oferecidas através da plataforma Covax, iniciativa da OMS para garantir o acesso equitativo às vacinas de COVID-19 a países mais pobres.

"Apesar de ambas as empresas estarem produzindo a mesma vacina para a Covid-19, como elas são feitas em plantas de produção diferentes, precisaram de revisões e aprovações diferentes", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Apenas a vacina da Pfizer que havia entrado na lista para uso emergencial da OMS.

(Crédito: Justin Tallis / AFP)

"Países sem acesso a vacinas até agora finalmente vão conseguir começar a vacinar seus profissionais de saúde e populações de risco, contribuindo para o objetivo da Covax Facility de distribuição equitativa de vacinas", declarou a diretora-geral assistente da OMS, Mariângela Simão, para Acesso a Medicamentos e Produtos de Saúde.

"Mas precisamos continuar a pressão para atender às necessidades de populações prioritárias em todos os lugares e facilitar o acesso global", continuou.

"Para fazer isso, precisamos de duas coisas – um aumento da capacidade de produção e o envio precoce, pelos desenvolvedores, de suas vacinas para avaliação da OMS", finalizou.

 


VACINA DA "ASTRAZENECA/OXFORD" NO BRASIL

A vacina produzida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford (Reino Unido) é uma das duas que já está sendo aplicadas no Brasil – a outra é a CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. que foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

O Instituto Serum, um dos fabricantes com versões do imunizante autorizadas pela OMS, é o laboratório do qual o Brasil comprou as doses prontas da vacina. A versão produzida na Índia comprada pelo laboratório chega ao Brasil com o nome de “Covishield”.


POR: Tamiris Felix




ÚLTIMAS 

+LEIA TAMBÉM: Rio de Janeiro vai paralisar vacinação contra COVID-19 por falta de doses

+LEIA TAMBÉM: LEI APROVADA! Quem furar a fila da vacinação terá que pagar multa de até R$ 100 mil

+LEIA TAMBÉM: Farmacêutica indiana diz que poderá exportar a vacina "Covaxin" para o Brasil ainda esta semana