Carregando
Instagram
Twitter
Facebook
YouTube
TikTok
Spotify
Faça o download do nosso aplicativo!
Apple Store Play Store
Tocar Parar Volume Mais Volume Menos
Carregando...
Carregando...
AO VIVO:
PRÓXIMO:

NOTÍCIAS




ARTY perde processo de direitos autorais contra Marshmello pelo hit "Happier"; Entenda!

Produtor russo acusou Mello de plagiar seu remix de "I Lived" do OneRepublic que "repetiria" 19 das 20 primeiras notas da música


14/04/2021

CENA ELETRÔNICA

#EnergiaNews

ARTY e Marshmello (Foto: Divulgação)

Após dois longos anos, um juiz determinou a conclusão da batalha judicial entre os produtores de dance music ARTY e Marshemello.  

O processo foi aberto em maio de 2019 após ARTY alegar que Mello havia plagiado a melodia de seu remix de 2014 I Lived do One Republic, posteriormente colocando no single Happier com Bastille. Dan Smith, o líder da banda britânica também foi citado no processo.

O fim dessa briga judicial aconteceu na quinta-feira (08) passada, em favor de Marshmello, Smith e Mac, com o juiz distrital da Califórnia, Philip S. Gutierrez, que decidiu que ARTY não tinha fundamentos para processar sob os termos de contrato I Lived com OneRepublic.

“Eu reconheço e concordo que os serviços prestados (ou a serem prestados) pelo Remixer nos termos deste instrumento não dão direito ao Remixer ou a mim a qualquer propriedade ou interesse financeiro na composição musical subjacente", diz o contrato assinado.

De acordo com o juiz, a "composição musical subjacente" em questão incluía não apenas a versão original de I Lived, mas também o remix de ARTY. Sendo assim, está estabelecida o precedente legal de que os remixers não detêm os direitos de seu trabalho no que diz respeito a violações de direitos autorais.





MAIS SOBRE O PROCESSO

Na época que produtor russo ARTY moveu um processo contra Marshmello, incluía mais pessoas: Dan Smith, do Bastille, e o coprodutor e compositor Steve Mac – por plágio na faixa Happier , um dos maiores hits de 2018, que até hoje faz grande sucesso nas rádios de todo o mundo.  
ARTY alegou que o drop de Happier seria uma cópia do seu remix de I Lived, do OneRepublic, pois repetiria 19 das 20 primeiras notas da melodia. Os dois artistas já trabalharam juntos na Kobalt Music, e se encontraram diversas vezes, o que ajuda a “reforçar” na suspeita do produtor russo.
Segundo o portal The Blast, ele afirma ter obtido documentos nos quais Mello negou todas as acusações, e que está exigindo a retirada do processo e o classifica como um exercício de futilidade. 

"Este processo é um exercício de futilidade. O demandante Artem Stoliarov, aka Arty, processou dez réus diferentes por violação de direitos autorais com base no uso supostamente não autorizado da composição musical “I Lived (Arty Remix)”, que ele descreve como um “trabalho derivado autorizado” da composição musical “I Lived” (a original) do grupo musical OneRepublic.

No entanto, ao obter permissão para criar o remix há cinco anos, o Autor assinou uma “Declaração de Remixer” na qual ele não apenas negou expressamente qualquer “propriedade ou interesse financeiro” na composição do remix, mas também concordou em não “fazer nenhuma reivindicação em contrário”, diz a matéria do portal, publicada em 2019.



POR: Tamiris Felix





ÚLTIMAS
 
+LEIA TAMBÉM: 
Marshmello lança seu primeiro single em língua persa; Ouça "Lavandia"
 
+LEIA TAMBÉM: 
Alok chega a marca de 3 bilhões de streams no Spotify