Carregando
Instagram
Twitter
Facebook
YouTube
TikTok
Spotify
Faça o download do nosso aplicativo!
Tocar Parar Volume Mais Volume Menos
Carregando...
Carregando...
AO VIVO:
PRÓXIMO:

NOTÍCIAS




3 Anos de Saudades: Como a indústria da dance music/EDM mudou desde a morte de Avicii ?

A cena não é mais a mesma!


20/04/2021

CENA ELETRÔNICA

#EnergiaNews

(Foto: Reprodução / We Rave You)

20 de abril de 2018 foi um dia triste para os amantes da dance music, após a notícia de que Tim Bergling, mundialmente conhecido como Avicii, foi encontrado morto em Muscat. Naquele dia, a indústria da música eletrônica havia perdido o pioneiro mais importante da cena. Portanto, mais de mil dias depois que a lenda virou uma estrela no céu, a pergunta é: "Como a indústria da dance music mudou desde a morte de Avicii?"



UM PIONEIRO INOVADOR

Avicii sempre deu o toque de impacto meteórico nunca visto antes na cena dance music, especificamente em suas produções. Começando com Seek Bromance, que certamente não é muito conhecida. Wyclef Jean gravou sua faixa Divine Sorrow com Avicii em 2013, e revelou que havia conhecido uma outra pessoa tão revolucionaria quanto Tim.

“a orquestra vive em sua cabeça. Seu neuro entende totalmente cada ponto e como tudo deve funcionar, então é como uma sinfonia interna. ”

A outra pessoa era Michael Jackson, enquanto o vocalista do Coldplay, Chris Martin, não escondeu sua admiração por Avicii no documentário de 2017, o True Stories: "Nossa, você é tão talentoso”. Durante a colaboração entre eles, em Heaven, é nítido ver a inovação que Tim exibiu no estúdio criando não só a marca Avicii, mas também levou a cena EDM junto como um todo, o gênero dominou as rádios e as 40 paradas do mundo inteiro.



AUMENTO DO UNDERGROUND

Com os gênero dance e EDM em alta na época de Avicii, acabou tirando de cena o tech house e o future rave, mas depois de sua morte, em 2018, o EDM nunca mais foi o mesmo. Já não vemos mais os festivais de música eletrônica dominado pelo house progressivo que era “estouro” na época e que sempre se destacavam nas paradas musicais quando Tim era vivo.

Hoje, podemos dizer que o Techno superou o EDM, e nem sabemos se a possível volta do Swedish House Mafia pode mudar a cara da situação. Isso marcou um inicio de uma nova era, onde os estilos underground estão gradualmente se provando ainda mais populares do que os sucessos comerciais, algo que nunca teríamos sido capazes de compreender durante o pico de Avicii da década dos “adolescentes”.



A PANDEMIA

Se a morte de Avicii foi considerado o momento mais sombrio da indústria da música eletrônica, dois anos depois chegou uma pandemia global, do novo coronavírus. Tudo paralisou, alguns DJs e produtores conseguiram ficar inspirados durante a quarentena para produzir novos sons, já outros simplesmente sumiram. Ibiza, local onde as festas eletrônica rolam a solta, está irreconhecível. Muitos produtores tiveram que se adaptar com lives, e aquelas que conseguiram lançar algum material, tiveram que contar com as plataforma de streaming para divulgação das tracks, já que os festivais de música foram todos cancelados ou adiados.



CONCLUSÃO?

3 anos depois, o mundo está diferente daquele que Avicii deixou para trás. Naquela época, o EDM comercial ainda tinha um pé na porta da paisagem mais nobre da música eletrônica.

O legado de Tim segue forte, mas a indústria ainda precisa trabalhar muito para restaurar a incrível época de produções de ponta da última década.

"Um dia, você deixará este mundo para trás. Portanto, viva uma vida da qual você se lembrará. ” Avicii.

3 anos de Saudades. Uma lenda nunca morre!

1989 – 2018


POR: Tamiris Felix




ÚLTIMAS

+LEIA TAMBÉM: Programação da "One World Radio" vai ser em especial à Avicii na data de seu aniversário

+LEIA TAMBÉM: Divulgada a data de lançamento da biografia de Avicii