Carregando
Instagram
Twitter
Facebook
YouTube
TikTok
Spotify
Faça o download do nosso aplicativo!
Tocar Parar Volume Mais Volume Menos
Carregando...
Carregando...
AO VIVO:
PRÓXIMO:

NOTÍCIAS




Equipe de Anitta é acusada de "manipular" algoritmos do Spotify para emplacar "Envolver" em #1

Caso seja confirmado, a ação quebra os termos e condições da plataforma de música


13/04/2022

Anitta (Foto: Divulgação)


Após Anitta se tornar a primeira brasileira a chegar no topo da Daily Top 50 Global com "Envolver", a equipe da cantora foi acusada de "manipular" o algoritmo do Spotify. Com isso, a empresa pode iniciar uma averiguação sobre o uso de bots ou maneiras irregulares de "dar play" na música da cantora na plataforma.

"Envolver" foi reproduzida mais de 6,4 milhões de vezes só no dia 25 de março, sendo que 4,1 milhões do total foram reproduções no Spotify Brasil, ou seja, por brasileiros - ao todo, são mais de 146  milhões de streams. 

Segundo informações divulgadas pelos sites Rest of World e Folha de S. Paulo, parte do sucesso de "Envolver" pode ter sido causado por manipulação nos algoritmos da plataforma musical.

Se a acusação for confirmada, quebrará os termos e condições do Spotify, já que a própria equipe de Anitta incentivou os fãs a "darem strem" na música em massa.
Assim, os consumidores da cantora podem ter 'hackeado ' o algoritmo da plataforma ao criar milhares de playlists com a faixa e reproduzirem milhares de vezes.

As acusações afirmam que os fãs teriam usado bots para reproduzir o som indefinitivamente nas plataformas e adotado até diferentes IPs via VPN. Porém, o feito mais grave pode ser o próprio engajamento que a equipe de Anitta criou para incentivar os fãs a aumentarem os números no Spotify.



POR: Tamiris Felix



+LEIA TAMBÉM: Anitta lança o seu tão aguardado álbum internacional, "Versions Of Me"; Ouça!

+LEIA TAMBÉM: É DO BRASIL! "Envolver" de Anitta estreia na Billboard Hot 100

+LEIA TAMBÉM: "As It Was": Novo single do Harry Styles conquista recorde semanal no Spotify para um artista masculino