Carregando
Instagram
Twitter
Facebook
YouTube
TikTok
Spotify
Faça o download do nosso aplicativo!
Tocar Parar Volume Mais Volume Menos
Carregando...
Carregando...
AO VIVO:
PRÓXIMO:

NOTÍCIAS




Vendas de CDs crescem no Reino Unido pela 1ª vez em duas décadas

Comercialização do formato apresentou aumento de 2% em 2023; em comparação ao streaming, venda de mídia física segue muito baixa


11/01/2024

Reprodução // Internet


O consumo de música no Reino Unido em 2023 teve um aumento significativo e uma contribuição surpreendente para isso foram as vendas de CDs, que tiveram crescimento no ano passado pela primeira vez em duas décadas. 

O país atingiu um nível que não era visto desde que grandes nomes como Destiny’s Child e Limp Bizkit estavam nos topos das paradas de álbuns.

Somando gastos em CDs, vinil, streaming e downloads, o valor de todas as vendas de música aumentou 9.6% em 2023, chegando a 2.2 bilhões de libras (cerca de R$ 13,7 bilhões).

Segundo a Digital Entertainment and Retail Association (ERA) (via The Guardian), o novo valor está apenas 0,08% abaixo do recorde de 22 anos antes.

De acordo com os dados divulgados, as vendas de CDs no Reino Unido aumentaram 2, isso significa que os amantes de música estão voltando a preferir investir em formatos físicos, já que são consideravelmente mais baratos do que os trabalhos lançados como vinil.

Mesmo com Taylor Swift relançando suas discografias que domina o mercado, o álbum mais vendido por lá foi a compilação 'The Highlights', de The Weeknd, e faixa com o melhor desempenho foi o hit 'Flowers' de Miley Cyrus.


Divulgação 




De acordo com a chefe-executiva da ERA, Kim Bayley, o aumento das vendas de CDs foi causado pelo fato dos colecionadores da nova geração “estarem descobrindo os CDs".

"Os CDs são um formato digital que você pode guardar para sempre, e isso é atraente quando as pessoas assinam vários serviços diferentes. Há muitas exclusividades e recordações", explicou.

Phil Halliday, diretor da maior loja de música e entretenimento do Reino Unido, a HMV, apontou que o mercado tem visto há muito tempo as vendas de discos colecionáveis de luxo de bandas ficando cada vez mais fortes. Ele afirma que foi surpreendido por adolescentes comprando CDs:

"Eles querem algo que possam colocar na prateleira para dizer que gostam de Joy Division ou Nirvana, e não querem gastar o que custa um disco de vinil. Um CD tem quase a mesma coisa que um álbum em vinil – como o encarte."




POR: Tamiris Felix



Taylor Swift começa 2024 com quatro álbuns no Top 10 da Billboard

Música de The Weeknd criada para a trilha sonora de 'The Idol' ganha destaque no Spotify Global

'Flowers' de Miley Cyrus, foi a música mais ouvida de 2023 no Spotify

"Midnights" de Taylor Swift é o primeiro deste século a vender mais de 1 milhão de cópias em vinil nos EUA