Carregando
Instagram
Twitter
Facebook
YouTube
TikTok
Spotify
Faça o download do nosso aplicativo!
Tocar Parar Volume Mais Volume Menos
Carregando...
Carregando...
AO VIVO:
PRÓXIMO:

NOTÍCIAS




Grande SP e mais 3 regiões voltam para fase laranja devido a alta de casos de COVID-19

Confira o que muda!


26/02/2021

CORONAVÍRUS

#EnergiaNews


(Foto: Cris Faga / Estadão Conteúdo)

A região da Grande São Paulo, Campinas, Registro e Sorocaba regrediram, nesta sexta-feira (26) para a fase laranja do plano de flexibilização. As regiões de Marília e Ribeirão Preto voltam da fase laranja para a vermelha. O anúncio foi feito hoje (26) durante uma coletiva de imprensa, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

Na 23ª classificação do plano, Marília e Ribeirão Preto aparecem com mais de 70% na ocupação de leitos de UTI para COVID-19. Piracicaba foi a única região que apresentou melhora e passou para a fase amarela. Atualmente, 76% da população do estado vive em regiões da fase laranja.

 "Mais regiões do interior foram impactadas e houve um avanço da pandemia na Grande São Paulo", afirma Marcos Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional.

Já na Grande São Paulo, a ocupação de leitos de UTI para pacientes infectados com COVID-19 é de 70,8%, ultrapassando as cifras do próprio estado, que registra 70,4% de ocupação. O secretário apela para o empenho de todas as prefeituras para a aplicação das medidas previstas no Plano São Paulo e das regras estabelecidas pelo toque de restrição.

O coordenador executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo, afirma que órgão estuda em aplicar medidas ainda mais restritivas do que as previstas na fase vermelha no plano de flexibilização.

 


FASE LARANJA

Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, parques estaduais ainda podem funcionar. As atividades estão liberadas por até oito horas diárias, e a capacidade de público é de 40%. Porém, os estabelecimentos devem encerrar o atendimento presencial às 20h. O consumo em bares ainda fica proibido neste estágio.


Mapa com a nova reclassificação das regiões no Plano São Paulo realizada nesta sexta-feira (26).  (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Serviços essenciais, como postos de gasolina, transporte público e supermercados, podem funcionar no horário de restrição;

Escolas públicas e particulares podem funcionar seguindo os protocolos já estabelecidos;

Terá fiscalizações no horário das 23h às 5h;

Polícia vai realizar blitzes de orientações à noite, mas não serão aplicadas multas a pessaos que estiverem nas ruas após às 23h;

 


O QUE MUDA?

Sabemos que há muitas festas clandestinas aglomeradas que costumam acontecer no período noturno, a restrição tem pouco efeito prático porque as regras do Plano SP já impedem o funcionamento de serviços não essenciais após às 22h. Porém, o governo afirma que desta vez, uma força-tarefa para ampliar a fiscalização dos estabelecimentos, mas não esclareceu o que será feito com o cidadão que desrespeitar as novas medidas.

O direito de ir e vir será restringindo, mas descumprimento de protocolos resultará em multa.


POR: Tamiris Felix




ÚLTIMAS 

+LEIA TAMBÉM: Prefeitura de SP antecipa vacinação de idosos acima de 80 anos para este sábado (27)

+LEIA TAMBÉM: Brasil atinge a marca de 250 mil mortes por COVID-19 com ritmo acelerado de transmissão

+LEIA TAMBÉM: SP restringe circulação das 23h às 5h em todo o estado a partir desta sexta-feira