NOTÍCIAS
CORONAVÍRUS
#EnergiaNews
Johnson & Johnson: eficácia geral da vacina para casos graves é de 85% — (Foto: NurPhoto / Colaborador/ Getty Images)
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu na tarde desta quarta-feira (31), autorização para uso emergencial da vacina contra a Covid-19 de dose única desenvolvida pela Janssen (grupo Johnson & Johnson).
A Diretoria Colegiada da Anvisa entenderam, por unanimidade, que os benefícios da vacina superam os riscos neste momento de pandemia do novo corona vírus.
O órgão regulador recebeu a solicitação da Janssen no dia 24 de março, e o prazo para aprovação era de sete dias úteis.
"Foram analisados, em cinco dias úteis, em torno de 29 mil páginas, com dados e informações sobre os requisitos de qualidade, eficácia e segurança estabelecidos pela Anvisa", disse a diretora Meiruze Freitas, relatora do processo.
O imunizante é um dos quatro já aprovados para uso emergencial pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e já foi liberado para aplicação em outros 35 países.
"Os dados também demonstraram que a vacina foi 85% eficaz na prevenção de doenças graves em todas as regiões estudadas e mostrou proteção contra a hospitalização e morte relacionadas à covid-19 em países com diferentes variantes", diz a Johnson em comunicado.
Vale lembrar que o Ministério da Saúde assinou contrato com a Janssen para receber 38 milhões de doses da vacina, mas a entrega do primeiro lote com 16,9 milhões de doses só acontecerá no terceiro trimestre (de julho a setembro), e o 2º lote com mais 21,1 milhões será entregue no quarto trimestre (outubro a dezembro) de 2021.
POR: Tamiris Felix
ÚLTIMAS
+LEIA TAMBÉM: Vacina da Pfizer tem eficácia de 100% em adolescentes de 12 a 15 anos, aponta estudo
+LEIA TAMBÉM: Fiocruz vai pedir solicitação à Anvisa para testar vacina "AstraZeneca/Oxford" em crianças
+LEIA TAMBÉM: Anvisa nega certificação de boas práticas a laboratório que fabrica a vacina contra a Covid-19, Covaxin
+LEIA TAMBÉM: Vacina da Johnson contra a Covid-19 será testada em crianças e jovens no país