Vacina da Pfizer protege 100% contra a cepa sul-africana, aponta resultados

Ministério da Saúde assinou contrato para receber 100 milhões de doses do imunizante

01/04/2021


CORONAVÍRUS

#EnergiaNews

Vacina da Pfizer tem taxa de proteção de 91,3% contra a Covid-19 (Foto: Divulgação)

A vacina contra a Covid-19 da Pfizer é 91% eficaz contra o vírus e protege 100% contra a variante sul-africana, segundo resultados de testes atualizados divulgados nesta quinta-feira (01), pela Pfizer e BioNTech, fabricantes da vacina. O estudo foi feito em pessoas imunizadas com as duas doses nos últimos seis meses.

A cepa da África do Sul está entre as variantes do corona vírus consideradas preocupantes pela OMS (Organização Mundial de Saúde), assim como a cepa do Amazonas. Ela é mais transmissível que o vírus padrão, mas ainda não foi comprovado se é mais letal.

Nesta quarta-feira (31), foi registrado em Sorocaba, interior de São Paulo, o primeiro caso da cepa semelhante à variante sul-africana.

"Houve a identificação de um caso da variação sul-africana. Não é uma variante nova, mas é nova no Brasil. Não temos ainda mais detalhes sobre esse caso, é a informação que recebi até o momento", explicou Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, em entrevista à imprensa.

A vacina da Pfizer demonstrou eficácia de 100%na prevenção entre os voluntários do estudo na África do Sul, onde uma nova cepa chamada B1351 é dominante, embora o número de participantes seja relativamente pequeno, de 800 pessoas.

Vale lembrar que o imunizante da Pfizer foi o primeiro aplicado no mundo e tem registro definitivo no Brasil, concedido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que permite a vacinação em massa e comercialização com o setor privado. O Ministério da Saúde assinou um contrato com a farmacêutica para receber 100 milhões de doses da vacina, que, segundo Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, o primeiro lote com 13,5 milhões de doses devem chegar até junho. A expectativa é que os primeiros lotes cheguem ao país entre abril e maio, conforme anunciado na segunda-feira (29).


POR: Tamiris Felix



ÚLTIMAS

+LEIA TAMBÉM: Anvisa aprova o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 da Johnson

+LEIA TAMBÉM: Vacina da Pfizer tem eficácia de 100% em adolescentes de 12 a 15 anos, aponta estudo

+LEIA TAMBÉM: Fiocruz vai pedir solicitação à Anvisa para testar vacina "AstraZeneca/Oxford" em crianças






⇦ Voltar
(11) 96650-7997
Áudio
Vídeo
Parado - Volume 50%
Morde e Assopra
Talking Heads - Psycho Killer

280 / 280 caracteres