Carregando
Instagram
Twitter
Facebook
YouTube
TikTok
Spotify
Faça o download do nosso aplicativo!
Tocar Parar Volume Mais Volume Menos
Carregando...
Carregando...
AO VIVO:
PRÓXIMO:

NOTÍCIAS




Vacina anti-covid da Moderna é eficaz com apenas meia dose, aponta estudo

O imunizante perde parcialmente a eficácia diante da variante sul-africana


17/02/2021

CORONAVÍRUS

#EnergiaNews

(Foto: Reprodução / Reuters)

A vacina desenvolvida pela empresa norte-americana de biotecnologia Moderna contra a COVID-19 apresenta eficácia com metade das doses padrão que está sendo utilizada nos países onde o imunizante já está sendo aplicado.

Por enquanto os resultados são preliminares, as informações foram publicadas pela revista cientifica Vaccine e mostram um comparativo entre 600 pessoas, sendo que metade recebeu placebo. O segundo grupo foi dividido em dois: 50% tomaram duas doses com 100 µg (microgramas) cada; e os outros 50% receberam duas doses com 50 µg cada.

Os pesquisadores perceberam que o imunizante induziu à produção de anticorpos neutralizantes contra o vírus causador da COVID-19 nos dois grupos. Aqueles que receberam a dose de 100 µg apresentaram anticorpos mais elevados após a primeira aplicação, quando comparados ao grupo de 50 µg. Porém, a diferença foi menor depois da segunda dose de ambos.

Esse estudo foi realizado na Fase 2, com um número considerado pequeno de voluntários. Para consolidar esses resultados, será preciso conduzir um teste de Fase 3 com milhares de participantes.

(Foto: Charlie Riediel / AP)

Se esse estudo for confirmado na fase 3, as doses da vacina Moderna renderiam o dobro.

Recentemente, a Moderna divulgou que o imunizante desenvolvido por ela perde parcialmente a eficácia diante da variante sul-africana da COVID-19, o que gera ainda mais receio em especialistas sobre alterações nas doses.


POR: Tamiris Felix




ÚLTIMAS

+LEIA TAMBÉM: Novas doses da CoronaVac só serão entregues na próxima semana

+LEIA TAMBÉM:  Farmacêutica indiana diz que poderá exportar a vacina "Covaxin" para o Brasil ainda esta semana

+LEIA TAMBÉM: Vacina da Pfizer neutraliza três variantes da COVID-19, diz estudo