Carregando
Instagram
Twitter
Facebook
YouTube
TikTok
Spotify
Faça o download do nosso aplicativo!
Apple Store Play Store
Tocar Parar Volume Mais Volume Menos
Carregando...
Carregando...
AO VIVO:
PRÓXIMO:

NOTÍCIAS




Após casos raros de coágulos, agências dos EUA recomendam pausa na aplicação da vacina da Johnson

Foram detectados 6 casos em mulheres entre 18 e 48 anos dias após a vacinação; Anvisa aprovou o uso da vacina no Brasil mas ainda não é aplicada no país


13/04/2021

CORONAVÍRUS

#EnergiaNews

(Foto: AFP)

A FDA  (Food and Drug Administration, espécie de Anvisa americana) e CDC (Centro de Controle de Doenças), agências federais americanas, recomendaram nesta terça-feira (13) que a aplicação do imunizante da Janssen (grupo Johnson & Johnson) seja pausada nos Estados Unidos após aparecer 6 casos de coágulos raros em pacientes que receberam a dose da vacina.

“Ao todo, 6,8 milhões de doses da vacina já foram dadas nos Estados Unidos; os casos de coágulos representam apenas 0,0000882353% das doses aplicadas, ou menos de um caso de coágulo a cada um milhão de doses aplicadas”.

O imunizante da Johnson é considerado vantajoso por ser dose única e já foi autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso no Brasil, mas ainda não está sendo usado no país. 

Todos os 6 casos ocorreram em mulheres entre 18 e 48 anos, e apresentaram os sintomas de 6 a 13 dias após a vacinação.

Através do Twitter, a FDA informou que a pausa estava sendo recomendada “por excesso de cuidado”, e que a agência e o CDC estão revisando os dados sobre os casos apresentados.

O tipo de coágulo detectado foi uma trombose do seio venoso cerebral, que acontece em combinação com baixos níveis de plaquetas sanguíneas. A trombose do seio venoso ocorre quando o coágulo de sangue se forma nos seios venoso do cérebro, impedindo que o sangue seja drenado no órgão. As células sanguíneas podem se romper e vazar sangue para os tecidos cerebrais, resultado em uma hemorragia.

"No momento, esses eventos adversos parecem ser extremamente raros", afirmou a FDA. "O tratamento desse tipo específico de coágulo sanguíneo é diferente do tratamento que normalmente é administrado".

 


SOBRE A REVISÃO DE INFORMAÇÕES

Segundo a FDA e o CDC, acontecerá uma reunião de Comitê Consultivo em Práticas de Imunização nesta quarta-feira (14) para analisar os casos coágulos e avaliar a importância deles. A FDA vai revisar essa análise, e investigar mais afundo os casos.


Vacina Johnson & Johnson (Crédito: Newsy)

"Até que esse processo seja concluído, recomendamos esta pausa. Isso é importante para garantir que a comunidade de profissionais de saúde esteja ciente do potencial para esses eventos adversos e possa se planejar, devido ao tratamento exclusivo necessário para este tipo de coágulo sanguíneo", afirmou a FDA.

A vacina da Janssen começou a ser aplicada recentemente nos Estados Unidos. Além dela, o país também está aplicando os imunizantes da Pfizer da Moderna. Não houve até o momento, preocupações de segurança significativas sobre as duas vacinas contra a Covid-19.



POR: Tamiris Felix




ÚLTIMAS

+LEIA TAMBÉM: Anvisa aprova o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 da Johnson

+LEIA TAMBÉM: Covid-19: SP vai vacinar idosos de 67 anos a partir do dia 14 abril

+LEIA TAMBÉM: Vacina da Pfizer protege 100% contra a cepa sul-africana, aponta resultados