Carregando
Instagram
Twitter
Facebook
YouTube
TikTok
Spotify
Faça o download do nosso aplicativo!
Tocar Parar Volume Mais Volume Menos
Carregando...
Carregando...
AO VIVO:
PRÓXIMO:

NOTÍCIAS




CoronaVac multiplica número de anticorpos em quem já teve Covid-19, diz estudo

Pesquisa publicada pela "Cell Discovery" que faz parte do grupo britânico "Nature"


27/08/2021

CORONAVÍRUS

#EnergiaNews


(Foto: Divulgação / Instituto Butantan)


Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Médica de Chongqinh, na China, apresentou que a CoronaVac, vacina produzida pela farmacêutica Sinovac anti-Covid-19, e fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan, é capaz de dobrar, em quem já contraiu a doença, a quantidade de anticorpos neutralizantes e multiplicar em 4,4 vezes o nível de imunoglobulina IgG.

Anticorpos neutralizantes são responsáveis por combater uma eventual reinfecção pela Covid-19. Já o IgG está ligado ao processo de defesa do organismo no qual atuam as imunoglobulinas encontradas na corrente sanguínea, e também tem um papel fundamental na prevenção de reinfecção viral.

Os resultados preliminares do estudo, foi feito com 85 pacientes recuperados da Covid-19, foram divulgados na Cell Discovery, publicação que faz parte do grupo britânico Nature. Os voluntários da pesquisa tinham entre 3 e 84 anos e tinham contraído o vírus, em sua maioria, no começo de 2020.

De acordo com os resultados do estudo, o nível de anticorpos neutralizantes entre as pessoas que contraíram Covid-19, que era de 36 um dia antes da primeira dose, foi subindo até atingor 108 semanas após a 2ª dose. No grupo de controle, esse indicador chegou a 56 - ou seja, a quantidade de anticorpos neutralizantes  gerados pela vacina nãohavia tido a doença.

Entre os convalescentes, o nívpel da imunologlobina IgG, que era de 3,68 um dia antes da vacina, subiu 47,74 duas semanas após a 2ª dose da CoronaVac. É uma quantidade 4,4 vezes superior ao nível de 10,81 detectado no grupo de controle.

Entretanto, ao longo dos 12 meses de acompanhamento dos 85 pacientes analisados, os níveis dos anticorpos neutralizantes diminuíram de 631, no fim do primeiro mês, para 84 no último mês. No caso da imunoglobulina IgG, o indicador caiu de 28,6 para 7,2, no mesmo período de tempo.


PAÍSES EUROPEUS ESTÃO ACEITANDO BRASILEIROS VACINADOS COM CORONAVAC

(Crédito: Nelson Almeida/AFP)

Aos poucos, o passaporte da vacina começa a abrir portas no exterior aos turistas brasileiros. Nesta semana, a Espanha anunciou que irá receber passageiros que estejam vacinados com as duas dos fármacos da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac, além da Janssen. Agora, a Espanha se junta as outras nações que fizeram a liberação da Coronavac, que são eles: Áustria, Chipre, Espanha, Finlândia, Grécia, Islândia, Holanda, Suécia, Suíça e Ucrânia.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, das 171,2 milhões de doses aplicadas no Brasil, 59,2 milhões são da CoronaVac (cerca de 34,6). A vacina da AstraZeneca responde pelo percentual de 45,8%, do total de doses aplicadas (78,4 milhões). 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a CoronaVac para uso em adultos de 18 anos ou mais, sendo administrado em duas doses. Segundo a organização, os resultados da eficácia da vacina da Sinovac mostraram que o imunizante previniu nos casos sintomáticos em 51% dos vacinados e preveniu em 100% contra casos graves de hospitalização e morte.



POR: Tamiris Felix





+LEIA TAMBÉM: Covid-19: CoronaVac é eficaz contra casos graves da cepa Delta, diz estudo

+LEIA TAMBÉM: Covid-19: Ministro da Saúde confirma aplicação da 3ª dose da vacina a partir de 15 de setembro

+LEIA TAMBÉM: Vacina contra a Covid-19 da Pfizer não precisa de ajuste para variantes, afirma BioNTech